<$BlogRSDUrl$>

Monday, May 10, 2010

Empresas, relações e percentagens

Vamos imaginar que uma relação é uma empresa com dois sócios. Só depois de comunicar à Cmvm o início da relação é que se pode dar início à mesma. Cada sócio com partes iguais, 50% para cada um. Ambos controlam a empresa e tudo tem de passar e ser autorizado por ambos.

Francisco e Maria comunicaram à Cmvm o início da sua relação/empresa. Criaram o "Fraria". Francisco ficou com 50% da empresa e Maria os outros 50%. Anos passaram e Maria para lucrar com o seu investimento empresarial decidiu vender 10% da sua parte da empresa a um amante interessado em adquirir esses 10%. Nesta altura tudo muda, agora Maria já não controla totalmente os seus movimentos na empresa. Maria ao vender 10% da sua parte permite ao seu amante decidir sobre passos na empresa. Ele pode não permitir uma gravidez, ou certos movimentos dentro da empresa, afinal ele é detentor de 1/5 da parte de Maria. Ela recebe mais sexo mas perdeu força em decisões.

Por outro lado Francisco é um bom homem de negócios. Sempre que pode promete 25% da sua empresa e depois de vários jantares e "reuniões de negócios" e "decisões em relação a estatutos" quando só falta assinar, Francisco desiste do negócio e continua como accionista máximo da mesma.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?