<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, September 02, 2008

Expressões

A minha mãe é dada a expressões fantásticas. Ela passou o 25 de Abril e a "uma sardinha para 4" e toda a série Bonanza, ou seja, é uma pessoa que tem muita experiência de vida.
Uma das melhores expressões dela é "Para a teta ele vai!". Sempre que ela me oferecia algo para eu comer e eu negava ela dizia "Para a teta ele vai!". Sempre achei piada mas nunca perdi muito tempo a tentar perceber porque raio ela dizia isto. É óbvio que ela quer dizer que ela vai comer e vai para a "teta" mas eu já tenho uma idade demasiado avançada para mamar na "teta" dela e obviamente não jogo na outra equipa para mamar seja onde for.

Hoje vou explicar de onde vem o "Para a teta ele vai!", sendo esta uma das minhas expressões preferidas de infância. Aparentemente a expressão vem das ciganas. Elas andavam a pedir comida para o menino. "Um pão para o menino!", "Uma banana para o menino!", "Uma bolacha para o menino!"...as pessoas ofereciam e o menino fazia birra e não queria, escondia-se no colo da mãe. A cigana arrancava a banana/pão/bolacha da mão da senhora e dizia "Não faz mal...para a teta ele vai!!!".

Hoje em dia...só se uma gaja tiver com o periodo e com o trânsito intestinal numa correria é que se usa esta expressão..."Para a teta ele vai!!".

This page is powered by Blogger. Isn't yours?